Blog

Uma dieta saudável pode prevenir a catarata?

31/03/2021

De acordo com os especialistas, uma maior prevalência de catarata está associada a uma pior dieta e a outros fatores do estilo de vida, como tabagismo e obesidade.

Atualmente, o único tratamento para a catarata é a remoção cirúrgica da lente turva, que, então, é normalmente substituída por uma lente intraocular (IOL) durante a cirugia de catarata.

Alimentos que ajudam a prevenir a catarata:

Frutas com vitaminas C, como laranja, limão, abacaxi, morango, maracujá, acerola, kiwi e goiaba combate os radicais livres, cujo excesso danifica as células do corpo.

Vitamina A: a cenoura é rica em betacaroteno, que depois de ingerido, se transforma em vitamina A, que fortalece a retina e beneficia a visão noturna. A substância também é encontrada em alimentos, como abóbora, mamão, melão de polpa amarela, caju, pimentão amarelo e batata-doce.

• Ômega 3: está presente nos peixes gordurosos, como salmão, sardinha e atum. Ajuda a lubrificar os olhos e mantém a integridade das células da retina.

• Ômega 6: é encontrado em óleos vegetais, ovos e sementes. Tem papel semelhante ao do ômega-3 no combate e na prevenção à síndrome do olho seco.

• Luteína e zeaxantina: da família dos carotenoides, estão presentes em verduras e vegetais de cor verde-escuro, como brócolis e rúcula, além da gema de ovo e no milho. Atuam como antioxidantes na retina e no cristalino.

• Zinco: o mineral está presente em carnes, frutos do mar, leguminosas, oleaginosas e pescados. Auxiliam a vitamina A na produção de melanina, que afasta a cegueira noturna.

• Cobre: encontrado em cereais integrais, frutas secas, nozes, ostras e mariscos. Sua função é evitar a morte de células do fundo do olho e a degeneração macular.

Protejas seus olhos contra a radiação UV

Ao adotar medidas para reduzir o risco de catarata, é importante saber que somente mudar a alimentação não é suficiente.

Também é importante proteger seus olhos contra a principal fonte de radiação UV nociva: o sol.

Além de usar chapéus de abas largas que protejam seus olhos contra a luz solar direta, considere uma dessas opções de óculos com proteção UV:

CONTATO

Av. Getúlio Vargas, 15, 7º andar – Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG – Cep: 30112-020


(31) 3283-9837

(31) 3283-9746

(31) 3283-9592

© Clínica de Olhos Vérdere.