Blog

O que é uveíte? Conheça as causas, sintomas e tratamentos

30/09/2021

Uveíte é um grupo de doenças oculares causadas pela inflamação da úvea ou trato uveal, correspondente à estrutura da íris, corpo ciliar e coróide. Embora também possa ocorrer inflamação de tecidos adjacentes, como retina, nervo óptico e vítreo. 

A uveíte pode estar relacionada a doenças infecciosas sistêmicas e não infecciosas / inflamatórias, ou idiopática (inexplicada). A uveíte afeta aproximadamente 1 em 4.500 pessoas, mais comumente entre as idades de 20 e 60 anos, e homens e mulheres são igualmente afetados. 

CAUSAS 

A uveíte é um dos sintomas de várias doenças sistêmicas ou autoimunes, como artrite reumatóide, espondiloartrite, artrite reumatóide juvenil, sarcoidose e doença de Behçet.Além disso, doenças infecciosas como toxoplasmose, sífilis, AIDS, lepra e oncocercose também podem ocorrer. Além de corpos estranhos intraoculares, lacerações da córnea, perfurações oculares e queimaduras causadas por calor ou produtos químicos, metástases ou tumores intraoculares também podem causar uveíte. 

O diagnóstico da doença é baseado na história de vida do paciente, exames oftalmológicos e outros exames clínicos e de sangue para determinar a doença que causa uveíte. 

SINTOMAS 

A uveíte geralmente causa sintomas semelhantes aos da conjuntivite. Os sintomas comuns incluem vermelhidão, dor, sensibilidade à luz e visão turva. Além disso, alguns pequenos pontos podem aparecer, borrar a linha de visão e se mover de acordo com o movimento dos olhos e a intensidade da luz local, o que é chamado de moscas volantes.  

TRATAMENTO 

Casos caseiros, o tratamento da uveíte é feito com medicamentos (orais e colírios), específico por via intraocular. O tratamento obviamente depende da causa. As doenças autoimunes são tratadas com esteróides ou agentes imunossupressores. Antes de usar corticosteróides, uma presença de úlceras de córnea deve ser descartada. A uveíte bacteriana é tratada com antibióticos ea uveíte herpética com medicamentos antivirais. 

O metotrexato é usado em casos de uveíte autoimune recorrente ou mais agressiva. Em alguns casos agudos, uma injeção de acetato de acetonido de triancinolona Tenon pode ser administrado para reduzir o inchaço e proteger a visão. O diagnóstico é muito importante, porque se a uveíte não for tratada a tempo, pode causar danos irreversíveis à visão. Se tiver algum sintoma, não se automedique e procure um oftalmologista. 

Mantenha sua consulta com o oftalmologista em dia. Fale conosco e marque seu horário: (31) 3283-9592 

CONTATO

Av. Getúlio Vargas, 15, 7º andar – Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG – Cep: 30112-020


(31) 3283-9592

(31) 3582-3779

(31) 99293-0160

(31) 98339-9146

© Clínica de Olhos Vérdere.