Blog

Mau uso de lente de contato pode causar cegueira

29/11/2021

Se as lentes de contato forem usadas de forma inadequada, pode causar uma variedade de problemas de saúde visual, incluindo cegueira e perda dos globos oculares. 

Os sinais de contaminação da córnea devido ao uso incorreto de lentes incluem: dor nos olhos, vermelhidão, sensação de corpo estranho, lacrimejamento, diminuição da visão e sensibilidade à luz. 

Olhos vermelhos e inchados após passar um dia inteiro na praia podem indicar apenas irritação temporária, mas também podem indicar infecção. Portanto, quando ocorrer desconforto pela primeira vez, é recomendável remover a lente do olho e consultar um oftalmologista imediatamente. 

Higienização 

Especialistas afirmam que um erro comum na manutenção de lentes de contato é limpá-las com solução salina. A única maneira de eliminar os microorganismos é limpar e enxaguar a lente e a caixa com um desinfetante. Se você tiver uma reação alérgica a alguma substância do desinfetante, Queiroz Neto diz que uma única dose de soro fisiológico pode ser usada para umedecer a lente no enxágue final. Isso porque o soro não contém conservantes e, se armazenado após a abertura, contaminará os olhos se for aplicado no cristalino.

Não use ao dormir

Até as lentes adequadas para uso noturno devem ser retirados durante o sono. Isso porque, quando estamos acordados, a córnea se alimenta de lágrimas e do oxigênio do ar. Durante o sono, além da redução da produção lacrimal, o cristalino também atua como barreira entre a córnea e o filme lacrimal. Resultado: o uso de lentes para dormir aumenta o risco de contaminação da córnea.

Prazo de validade

O tipo de lente de contato mais utilizado no Brasil são as lentes de contato gelatinosas que são descartadas diariamente, semanalmente ou mensalmente. O problema é que muitos usuários não descartam suas lentes de acordo com o prazo de validade para economizar.

Diagnóstico precoce

Os especialistas recomendam iniciar o tratamento nas primeiras duas semanas de contaminação para garantir o melhor prognóstico. Portanto, as pessoas que sentirem desconforto, queimação, coceira, fotofobia (sensibilidade à luz) e lacrimejamento (em um ou ambos os olhos) devem procurar ajuda médica.

Mantenha sua consulta com o oftalmologista em dia. Fale conosco e marque seu horário: (31) 3283-9592

CONTATO

Av. Getúlio Vargas, 15, 7º andar – Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG – Cep: 30112-020


(31) 3283-9592

(31) 3582-3779

(31) 99293-0160

(31) 98339-9146

© Clínica de Olhos Vérdere.