Se as lentes de contato forem usadas de forma inadequada, pode causar uma variedade de problemas de saúde visual, incluindo cegueira e perda dos globos oculares.
Os sinais de contaminação da córnea devido ao uso incorreto de lentes incluem: dor nos olhos, vermelhidão, sensação de corpo estranho, lacrimejamento, diminuição da visão e sensibilidade à luz.
Olhos vermelhos e inchados após passar um dia inteiro na praia podem indicar apenas irritação temporária, mas também podem indicar infecção. Portanto, quando ocorrer desconforto pela primeira vez, é recomendável remover a lente do olho e consultar um oftalmologista imediatamente.
Higienização
Especialistas afirmam que um erro comum na manutenção de lentes de contato é limpá-las com solução salina. A única maneira de eliminar os microorganismos é limpar e enxaguar a lente e a caixa com um desinfetante. Se você tiver uma reação alérgica a alguma substância do desinfetante, Queiroz Neto diz que uma única dose de soro fisiológico pode ser usada para umedecer a lente no enxágue final. Isso porque o soro não contém conservantes e, se armazenado após a abertura, contaminará os olhos se for aplicado no cristalino.
Não use ao dormir
Até as lentes adequadas para uso noturno devem ser retirados durante o sono. Isso porque, quando estamos acordados, a córnea se alimenta de lágrimas e do oxigênio do ar. Durante o sono, além da redução da produção lacrimal, o cristalino também atua como barreira entre a córnea e o filme lacrimal. Resultado: o uso de lentes para dormir aumenta o risco de contaminação da córnea.
Prazo de validade
O tipo de lente de contato mais utilizado no Brasil são as lentes de contato gelatinosas que são descartadas diariamente, semanalmente ou mensalmente. O problema é que muitos usuários não descartam suas lentes de acordo com o prazo de validade para economizar.
Diagnóstico precoce
Os especialistas recomendam iniciar o tratamento nas primeiras duas semanas de contaminação para garantir o melhor prognóstico. Portanto, as pessoas que sentirem desconforto, queimação, coceira, fotofobia (sensibilidade à luz) e lacrimejamento (em um ou ambos os olhos) devem procurar ajuda médica.
Mantenha sua consulta com o oftalmologista em dia. Fale conosco e marque seu horário: (31) 3283-9592
Av. Getúlio Vargas, 15, 7º andar – Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG – Cep: 30112-020
(31) 3283-9592
(31) 3582-3779
(31) 99293-0160
(31) 98339-9146