Blog

Fatores que podem prejudicar a saúde dos olhos

31/05/2021

Todos que desejam manter sua visão a mais intacta possível precisam prestar atenção à saúde ocular. A falta de cuidados médicos em longo prazo pode até causar problemas sérios e afetar a qualidade de vida do indivíduo.

O melhor caminho continua sendo a prevenção, para a qual é necessário saber o que realmente faz mal à saúde dos olhos. Portanto, aqui estão alguns fatores que podem causar problemas oculares:

- Uso de aparelhos eletrônicos: geralmente, as pessoas piscam cerca de 220 vezes por minuto. Mas, ao olhar para telas, essa frequência pode diminuir até quatro vezes. Isso causa a diminuição da lubrificação dos olhos, prejudicando a saúde ocular.

- Envelhecimento: o passar dos anos pode ser responsável por algumas doenças, principalmente, a catarata e o glaucoma.

- Alimentação: apesar de não estar diretamente associada a nenhuma doença, alimentação balanceada é importante para que o corpo esteja, em geral, saudável. Buscar uma dieta rica em vitaminas, frutas e legumes é essencial.

- Lentes de contato: o uso errôneo pode acarretar em grandes problemas. É importante que o tempo recomendado pelo médico seja respeitado e, mesmo ao utilizar as lentes de uso contínuo, tirá-las para dormir. O contato sem descanso pode causar irritação e aumentar a incidência de infecções. Tão importante quanto, a higienização deve ser feita todas as vezes que as lentes forem usadas.

- Genética: diferentes doenças podem ter influência da genética. Além do glaucoma, doenças da mácula (que causam a degeneração da retina) e a distrofia da córnea, são alguns dos exemplos de patologias que podem ser causadas por histórico familiar.

- Sol: a exposição ao sol ao longo dos anos pode agravar a incidência de glaucoma, catarata e olhos secos, além de outras doenças. Por isso, é necessário o uso de óculos de sol quando estiver exposto aos raios ultravioleta. Porém, o acessório deve ser comprado com responsabilidade, já que as lentes escuras e sem proteção aumentam a pupila e, portanto, a incidência dos raios nos olhos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,5 milhões de pessoas no Brasil sofrem de algum tipo de deficiência visual. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), em todo o mundo, uma pessoa fica cega a cada 5 segundos e até 75% dos casos são causados ​​por causas previsíveis e/ou tratáveis.

Em outras palavras, o acompanhamento regular e os cuidados especiais podem não apenas ajudar a prevenir doenças, mas também detectar a possibilidade de a patologia atingir o nível mais extremo precocemente, para que possa ser tratada ou adiada. 

Doenças relacionadas à idade ou genéticas podem não apenas prejudicar a visão, mas também causar cegueira. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos 45 milhões de cegos no mundo têm mais de 50 anos. É o caso do glaucoma, catarata e olho seco, que atualmente são algumas das doenças mais comuns na vida dos pacientes.

Mantenha sua consulta com o oftalmologista em dia. Fale conosco e marque seu horário: (31) 3283-9592 

CONTATO

Av. Getúlio Vargas, 15, 7º andar – Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG – Cep: 30112-020


(31) 3283-9837

(31) 3283-9746

(31) 3283-9592

© Clínica de Olhos Vérdere.