Blog

Doenças oculares típicas do inverno

30/06/2021

À medida que a temperatura cai e o inverno chega, nossos corpos são afetados pelas mudanças climáticas. As doenças respiratórias são as mais famosas, mas nossos olhos também estão na lista de partes do corpo às quais devemos prestar atenção especial neste época do ano.

Na estação fria, a conjuntivite é a principal doença que afeta os olhos. Medidas preventivas e consulta com oftalmologista são sugestões para evitar doenças.

No inverno, devido à baixa temperatura e chuvas insuficientes, a umidade relativa do ar é baixa, o que leva ao aumento da poluição e mais acúmulo de poeira suspensa. Além dessa situação, existem também os problemas de incêndios, emissões de automóveis e ventos que carregam toda essa poluição.

Como prevenir

Não podemos mudar o ambiente seco do inverno, mas na estação mais fria do ano, existem várias outras formas de prevenir a ocorrência de doenças oculares.

São elas:

  • Manter uma boa alimentação;
  • Ingerir líquidos com frequência;
  • Evitar ambientes fechados;
  • Evitar ar condicionado por longos períodos;
  • Não esfregar os olhos;
  • Usar óculos de sol para prevenir a alta luminosidade, vento e poeira.

Além disso, uma maneira de prevenir a doença ocular de inverno - ou doença geral - é evitar a automedicação. Só um profissional médico sabe realmente curar o desconforto causado por irritação ou alergia, mesmo que dure alguns dias.

Ao visitar um oftalmologista, você pode obter as instruções corretas sobre o colírio, que irão aliviar os sintomas, eliminar impurezas e reduzir a sensação de visão turva.

O uso de colírios de venda livre não só não melhora o quadro, como também pode causar danos graves ou até irreversíveis.Se o diagnóstico for correto, o tratamento dessas doenças é muito simples.

Portanto, se você tiver problemas nos olhos, não se esqueça de consultar um oftalmologista. O médico é o super-herói que você precisa consultar em qualquer outra época do ano e sempre estará ao seu lado.

 

Mantenha sua consulta com o oftalmologista em dia. Fale conosco e marque seu horário: (31) 3283-9592 

CONTATO

Av. Getúlio Vargas, 15, 7º andar – Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG – Cep: 30112-020


(31) 3283-9592

(31) 3582-3779

(31) 99293-0160

(31) 98339-9146

© Clínica de Olhos Vérdere.