Blog

Conheça algumas doenças oculares hereditárias

29/10/2021

Muitas doenças oculares são hereditárias. Você deve consultar e informar seu oftalmologista sobre quaisquer condições pré-existentes para um diagnóstico preciso. Se detectado com antecedência, o tratamento das doenças oculares hereditárias tem maior chance de sucesso. Este artigo lista 5 distúrbios visuais hereditários, portanto, se alguém da sua família tiver essas doenças, você poderá prestar mais atenção à saúde dos olhos.

1. DALTONISMO

Esta é uma deficiência visual e os desejos não conseguir distinguir ou mesmo reconhecer certas cores. O sintoma mais comum é uma dificuldade em ver a diferença entre os tons. O diagnóstico de daltonismo é feito por um oftalmologista, que basicamente a história familiar do paciente, realiza o teste de Ishihara e realiza algumas atividades de núcleos. Não há cura ou tratamento para o daltonismo. Há daltonismo ou suporte específico para ajudar as pessoas com daltonismo em seu dia a dia.

2. MIOPIA

A miopia é um tipo comum de erro refrativo, no qual os objetos próximos são claros e objetos distantes são desfocados. Essa condição pode ser diagnosticada pelo seu oftalmologista por meio de um teste simples. O tratamento inclui o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia (em alguns casos). Cuidar bem dos olhos é muito importante, e entendre as doenças hereditárias da visão é um fator importante nesse cuidado. A falta de seriedade nos olhos pode causar deficiência visual, desconforto e outros problemas graves, como cegueira. A consulta de oftalmologia é necessária, e o histórico oftalmológico da família do paciente deve ser respeitado a fim de encontrar e quaisquer problemas o mais rápido possível. 

3. CATARATA CONGÊNITA

Isso acontece quando uma lente natural do olho do bebê - a lente - é opaca por natureza. O principal motivo é a infecção durante a gravidez, quando a mãe está infectada com doenças como a rubéola. Portanto, é necessário verificar o estado visual dos bebês imediatamente após o nascimento. O diagnóstico do recém-nascido é feito por meio de um pequeno teste ocular.

4. GLAUCOMA CONGÊNITO

É uma doença ocular infantil causada por pressão intraocular ou disfunção do nervo óptico e dos vasos sanguíneos. Os sintomas são lacrimejamento contínuo, brilho desconfortável, olhos muito grandes, desproporcionais e até mesmo a cor azul dos olhos é inadequado. Recomenda-se consultar um oftalmologista para fazer um pequeno exame ocular e acompanhamento a evolução da visão do recém-nascido para prevenir o desenvolvimento de quaisquer doenças.

5. RETINOSAR PIGMENTAR 

É uma doença que afeta a retina do olho e dificulta a formação da imagem no campo visual do olho. Os sintomas são dificuldades de visão periférica e visão noturna, perda de reconhecimento de cores e visão central. É gradual, mais comum em homens jovens e adultos e geralmente transmitido de pais para filhos.
 
 
Mantenha em dia sua consulta com o oftalmologista. Fale conosco e marque seu horário :   (31) 3283-9592 
 
 
 

CONTATO

Av. Getúlio Vargas, 15, 7º andar – Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG – Cep: 30112-020


(31) 3283-9837

(31) 3283-9746

(31) 3283-9592

© Clínica de Olhos Vérdere.