Blog

Assistir televisão de perto faz mal para os olhos?

30/07/2021

Bem, assistir TV não prejudicará sua visão. A história de que ver de perto pode prejudicar a visão remonta à década de 1960, quando a televisão emitia radiação que era prejudicial aos olhos. Esse problema não ocorre com as versões mais modernas do aparelho (hoje, nenhuma pesquisa mostrou o contrário) e evolui com as tecnologias disponíveis para a fabricação.

Assistir TV de perto não faz mal aos olhos, porque os últimos aparelhos de TV introduzidos na década de 1990 não emitem mais radiação e, portanto, não prejudicam a visão.

No entanto, desligar as luzes para assistir TV é prejudicial à saúde ocular, porque as pupilas eventualmente têm que se adaptar constantemente a diferentes brilhos, e a estimulação excessiva pode causar fadiga ocular.

Qual a distância ideal para ver TV?

A distância ideal para assistir TV deve ser calculada de acordo com o tamanho da tela da TV. Para fazer isso, meça o comprimento da TV diagonalmente do canto esquerdo inferior ao canto superior direito e, em seguida, multiplique esse número por 2,5 e, a seguir, por 3,5.

O alcance resultante será a distância ideal para assistir TV confortavelmente.

De acordo com o tamanho do aparelho, verifique abaixo a distância ideal entre a TV e o sofá. Manter uma distância média ajuda a evitar o cansaço visual e o desconforto.

32 polegadas: 1,8m de distância
42 polegadas: 2,4m de distância
50 polegadas: 2,8m de distância
60 polegadas: 3,4m de distância
71 polegadas: 3,8m de distância

Se você perguntar à sua mãe ou avó, provavelmente elas nem sabem como se originou esse "conhecimento popular", porque mesmo depois de corrigido o erro, ele ainda se repete por décadas.

No entanto, se você assistir TV ou monitores de computador por muito tempo, seus olhos ficarão realmente mais cansados.

Além disso, se você sentir fadiga ocular por ficar na frente da TV ou monitor por muito tempo, apenas descanse seus olhos e olhe para outro lugar por alguns minutos, de modo que o foco de sua visão seja temporariamente diferente.

 

Mantenha sua consulta com o oftalmologista em dia. Fale conosco e marque seu horário: (31) 3283-9592 

CONTATO

Av. Getúlio Vargas, 15, 7º andar – Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG – Cep: 30112-020


(31) 3283-9837

(31) 3283-9746

(31) 3283-9592

© Clínica de Olhos Vérdere.