Dicas

Dicas para quem usa muito o computador

Atualmente, cada vez mais profissionais de diversas áreas passam o dia inteiro no escritório em frente ao computador. Embora essa ferramenta seja muito adequada para um trabalho eficiente, ela também pode representar certos riscos à saúde dos olhos se usada incorretamente.

 

Não se preocupe: você não precisa abrir mão dessa função importante em sua vida diária. A seguir estão algumas mudanças simples que podem ter um grande impacto na saúde dos seus olhos ao usar um computador:

Faça pausas

Quando trabalhamos muito na frente do computador, nossos olhos ficam fixos à distância, a distância do monitor. No entanto, seus músculos devem sempre manter um estado de movimento constante para evitar problemas como fadiga ocular, dores de cabeça e cansaço. Portanto, é recomendável que, mesmo se você estiver perto do escritório, faça intervalos regulares para deixar o computador e dar um passeio. O importante é desviar o olhar da tela do computador e focar em outros elementos próximos e distantes. Este exercício precisa ser feito pelo menos uma vez a cada hora de trabalho. Isso também terá um efeito positivo na sua produtividade: você perceberá que quando voltar, haverá uma nova forma de trabalhar.

Pisque mais

Nossos olhos precisam de hidratação contínua, que é uma tarefa feita pela produção de lágrimas e estimulante pelo piscar. Mas, você notou que quando nos sentamos na frente do computador, a frequência de piscar diminui? Isso pode representar um perigo para a hidratação dos olhos, porque os olhos ficarão secos com menos piscadas. Entre eles, existe o perigo do desenvolvimento da síndrome do olho seco, que é uma doença cada vez mais comum nesta era de pessoas continuamente conectadas. Portanto, lembre-se de piscar mais no trabalho. Isso será mais fácil se você prometer fazer as pausas sugeridas no projeto anterior. No entanto, o hábito de piscar com freqüência deve permanecer o mesmo.

Ajustes sua mesa

Outros elementos além de você e o computador também podem afetar a saúde ocular. Por exemplo, a localização de mesas e monitores pode afetar isso. A primeira coisa a considerar é a distância da cadeira ao computador. Idealmente, deve haver cerca de 60 cm de distância. Você também precisa ajustar a tela para evitar o reflexo da luz das janelas ou outras fontes de luz. Afinal, essa luz contínua é prejudicial à saúde dos olhos. Finalmente, você precisa prestar atenção ao ajuste de brilho da tela. Todos os modelos possuem alguma forma de ajustar a intensidade da luz da imagem, recomenda-se mantê-la baixa.

Consulte seu oftalmologista

Por último, mas não menos importante, lembre-se sempre de consultar o seu oftalmologista a respeito de como o seu dia a dia pode estar impactando a sua saúde ocular. Pode ser que ele tenha recomendações que possam fazer toda a diferença na forma como você trabalha e influencia a saúde dos seus olhos. Além disso, você precisa realizar consultas regulares com o oftalmologista, já que muitas doenças oculares graves devem ser detectadas cedo para serem completamente curadas.


Assuntos relacionados:

Por que usar óculos com filtro de luz azul?

 

CONTATO

Av. Getúlio Vargas, 15, 7º andar – Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG – Cep: 30112-020


(31) 3283-9837

(31) 3283-9746

(31) 3283-9592

© Clínica de Olhos Vérdere.