Nada é mais irritante do que a sensação de que há algo em seu olho. Mas se seus olhos estão vermelhos e irritados, e você não vê nada neles, isso pode ser alergia. Uma pessoa desenvolve alergias oculares quando o sistema imunológico reage excessivamente a um alérgeno. Um alérgeno é uma palavra que define qualquer substância que pode causar uma reação alérgica.
Os alérgenos podem ser encontrados em ambientes fechados ou ao ar livre e incluem coisas como poeira, pólen, pelos de animais, mofo ou fumaça. Reações alérgicas a perfumes ou cosméticos também podem fazer com que os olhos tenham uma resposta alérgica.
Quando expostos aos alérgenos, as células dos olhos liberam histaminas e outros produtos químicos em um esforço para proteger os olhos. É essa reação química que faz com que os vasos sanguíneos dentro dos olhos inchem e os olhos fiquem com comichão, vermelhos e lacrimejantes.
Sintomas de alergia ocular
Como prevenir?
A melhor defesa contra a alergia ocular é evitar o que desencadeia a alergia.
Tratamento para alergia ocular
Jamais toque ou esfregue o(s) olho(s) afetado(s). Prefira usar óculos em vez de lentes de contato. Felizmente, a alergia ocular, desaparece, principalmente com o tratamento imediato, usando compressas frias ou colírios antibióticos. Entre os mais usados estão:
Lágrimas artificiais: Ajudam a aliviar alergias oculares temporariamente ao lavar os alérgenos dos olhos. Eles também aliviam os olhos secos e irritados, adicionando umidade.
Descongestionantes (com ou sem anti-histamínicos): Reduzem a vermelhidão dos olhos contra alergias. Esses tipos de colírios não devem ser usados por mais de dois a três dias, pois o uso a longo prazo realmente aumenta seus sintomas irritantes.
Anti-histamínicos: O colírio com um anti-histamínico alivia rapidamente a coceira.
Corticoide: Os colírios de corticoide podem ajudar a tratar os sintomas crônicos e graves da alergia ocular, como coceira, vermelhidão e inchaço.
Lembre-se: Somente seu médico pode ajudar a determinar quais tratamentos são melhores para você. Se os sintomas se agravarem, contate imediatamente o seu oftalmologista.
Marque sua consulta com o Oftalmologista, fale conosco e agende seu horário. Atendemos diversos convênios (veja).
Central de Consultas: (31) 3283-9592 ou Whatsapp: (31) 99293-0160.
Av. Getúlio Vargas, 15, 7º andar – Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG – Cep: 30112-020
(31) 3283-9592
(31) 3582-3779
(31) 99293-0160
(31) 98339-9146