Fechar
(31) 3283-9592
(31) 99293-0160

Blog

Tremor nas pálpebras

16/10/2017

Uma queixa muito comum das pessoas, o tremor involuntário das pálpebras é decorrente de uma contração do músculo que circunda a órbita (que envolve os olhos), podendo ser benigno, ou seja, não é considerado uma doença, mas nem por isso deve ser ignorado. A tremedeira é um alerta emitido pelo corpo dizendo que algo não está bem.

A Mioquimia (nome dado ao tremor palpebral) pode acontecer na pálpebra de baixo ou na de cima. Normalmente acontece em um dos olhos, mas pode ocorrer nos dois, causando irritação e desconforto.  Em alguns casos, o tremor pode durar por alguns minutos ou permanecer com intervalos por dias.

As causas mais comuns tremores palpebrais, são:

Excesso de cafeína: Pessoas que consomem com maior frequência cafeína têm mais chances de ter o tremor palpebral. Isso acontece porque a cafeína possui um efeito estimulante que em excesso pode causar a mioquimia. Se o tremor coincide com aumento na quantidade ingerida de cafeína, o ideal é diminuir a ingestão dessas substâncias, que podem ser: café, chás, refrigerantes e etc.

Sono Ruim: Pessoas que não dormem bem, tanto em quantidade de horas ou qualidade de sono (sono ruim, sono leve, sono não reparador), tendem a adquirir o tremor involuntário nas pálpebras.

Estresse: O estresse libera alguns hormônios que podem afetar as fibras musculares da região ocular. Pessoas mais estressadas, ansiosas possuem mais tremor palpebral. A correria do dia-a-dia, o cansaço extremo, noites mal dormidas, fadiga, podem ser fatores que influenciam nesse tremor.  

Cansaço visual: Trabalhar muito com o computador, ar condicionado, hábito de leitura sem óculos de grau, ou com grau errado, uso prolongado de celular e outros aparelhos podem fazer as pessoas a entra em um processo de cansaço visual e por consequência apresentar o tremor palpebral. 

Falta de magnésio: A carência de magnésio, que é considerado um tranquilizante natural, pode ocasionar a mioquimia, pois ele contribui para a transmissão dos impulsos nervosos e normaliza as contrações musculares.

Alergias: Pessoas com alergias podem ter vários sintomas relacionados com os olhos, como coceira, vermelhidão ou olhos lacrimejados, por exemplo. O hábito de coçar os olhos em situações de alergia pode provocar nas pálpebras a tremedeira. 

Causas menos comuns:

  • Uso de medicamentos ou a abstinência deles;
  • Esclerose múltipla;
  • Lesões oculares;
  • Ressecamento da região e fraqueza muscular nas pálpebras. 

Fique atento:

Um tremor esporádico não precisa de tratamento, mas algumas medidas podem ser tomadas para evitar que os sintomas continuem a causar incômodos: Busque relaxar, melhore a alimentação, durma mais e procure descansar bastante, ingira menos quantidade de cafeína e faça uso de colírios para lubrificar os olhos e evitar irritação.

Se os sintomas de Mioquimia não irem embora de maneira espontânea, estando cada vez mais constante, você deve procurar um especialista. Não pense duas vezes, busque a ajuda de um médico oftalmologista se o tremor que você apresentar vier com outros sintomas oculares, como: dor nos olhos, sensação de areia e baixa da visão.

Ir ao oftalmologista anualmente e checar se está tudo bem, é essencial para manter a saúde dos olhos.

CONTATO

Rua Santa Rita Durão, Nº:20 - 8º Andar Funcionários - Belo Horizonte - MG

(Um quarteirão acima do Ed. Life Center)


Telefones:

(31) 3283-9837

(31) 3283-9746

(31) 3283-9592

(31) 2510-7779

© Clínica de Olhos Vérdere.