Fechar
(31) 3283-9592
(31) 99293-0160

Blog

Tipos de lágrimas

29/03/2017

Um final feliz para uma história, uma triste para outra, uma cebola cortada em pedaços, todos eles podem desencadear suas lágrimas.

Lágrimas servem a muitos propósitos, e seus olhos produzem o tempo todo. Na verdade, você faz de 15 a 30 litros de lágrimas a cada ano.

Você tem mais de um tipo de lágrima

As lágrimas são essenciais para ajudá-lo a ver claramente e manter a saúde dos seus olhos. Elas também podem ajudar a expressar suas emoções. Seu corpo produz três tipos de lágrimas. 

Lágrimas basais estão em seus olhos o tempo todo para lubrificar, nutrir e proteger a sua córnea. Lágrima basal atua como um escudo constante entre o olho e o resto do mundo, mantendo sujidade e os detritos. 

Lágrimas reflexas são formadas quando seus olhos precisam lavar irritações prejudiciais, tais como o fumo, corpos estranhos ou corte de cebola. Seus olhos liberam em quantidades maiores do que as lágrimas basais, e elas podem conter mais anticorpos para ajudar na luta contra as bactérias. 

Lágrimas emocionais são produzidas em resposta a alegria, tristeza, medo e outros estados emocionais. Alguns cientistas têm proposto que as lágrimas emocionais contêm hormônios e proteínas adicionais que não estão presentes em lágrimas basais ou reflexas. 

Lágrimas têm camadas

Lágrimas não são apenas salinas. Elas têm uma estrutura semelhante à saliva e contêm enzimas, lípidos, metabolitos e electrólitos. Cada lágrima tem três camadas:


1.
Uma camada interna de muco que mantém toda a lágrima presa ao olho.

2. A camada do meio aquoso (a camada mais espessa) para manter o olho hidratado, repelir bactérias e proteger a córnea.

3. Uma camada oleosa externa para manter a superfície lisa da lágrima para o olho para ver através, e para evitar que as outras camadas evaporem.


Como seu corpo produz Lágrimas

Acima de cada olho possuímos glândulas lacrimais, que são responsáveis pela produção das lagrimas. Quando você pisca, as lágrimas se espalham sobre toda a superfície do olho. Então as lágrimas escorrem para ponta, onde existem pequenos orifícios nos cantos de suas pálpebras superiores e inferiores. Suas lágrimas, em seguida, passam através de pequenos canais. Lá, as lágrimas vão evaporar ou ser reabsorvida. 

Às vezes, os bebês nascem com um canal lacrimal entupido, uma condição que geralmente se resolve por conta própria. Uma infecção ocular, inchaço, lesão ou um tumor pode causar um canal lacrimal bloqueado em adultos. 

Quando um excesso de lágrimas emocionais ou reflexas são produzidas, elas sobrecarregam o sistema de drenagem lacrimal. É por isso que estas lágrimas podem derramar fora de seus olhos, correr para baixo sobre suas bochechas e, às vezes driblar fora de seu nariz. 

À medida que envelhecemos, produzimos menos lágrimas

Produção de lágrima basal diminui com a idade, e isso pode levar ao desenvolvimento de olho seco . O olho seco é um problema comum para as pessoas submetidas a alterações hormonais, especialmente as mulheres durante a gravidez e menopausa. O uso de lentes de contato e de certos medicamentos também podem causar olho seco. Se você tem olho seco, você também pode ser propenso a  blefarite , uma causa comum de irritação ou inchaço das pálpebras. Além de consultar um oftalmologista, há  muitas coisas simples  que você pode fazer em casa para manter os olhos úmidos. 

CONTATO

Rua Santa Rita Durão, Nº:20 - 8º Andar Funcionários - Belo Horizonte - MG

(Um quarteirão acima do Ed. Life Center)


Telefones:

(31) 3283-9837

(31) 3283-9746

(31) 3283-9592

(31) 2510-7779

© Clínica de Olhos Vérdere.