FUNCIONÁRIOS(31) 3283-9592
BELVEDERE(31) 3318-1882

Blog

Saiba como diminuir as chances de ter catarata

30/09/2019

Não importa a sua idade, existem medidas que você pode tomar para ajudar a prevenir a catarata ou retardar o seu desenvolvimento. Não espere até que sua visão seja afetada para começar a pensar em catarata. Continue lendo para descobrir dicas saudáveis ​​que você pode enfrentar hoje!

Consulte o seu oftalmologista regularmente

Mesmo que sua visão seja clara e saudável, priorize agendar exames oftalmológicos anuais. As visitas de rotina permitem ao seu oftalmologista procurar sinais de catarata, glaucoma, degeneração macular e outros distúrbios da visão. A detecção precoce pode realmente salvar sua visão!

Alimente-se bem

Os alimentos desempenham um papel vital para ajudá-lo a alcançar a saúde ocular ideal. Ajustar seus hábitos alimentares pode ajudar bastante a garantir que seus olhos permaneçam saudáveis ​​e funcionais pelo maior tempo possível.

Comece introduzindo alimentos ricos em antioxidantes e glutationa em seu plano de dieta. Alimentos verdes como brócolis, aspargos, espinafre e couve de Bruxelas são considerados alimentos realmente amigáveis ​​para os olhos. Da mesma forma como abacates, toranjas e morangos, ricos em glutationa, ajudam a manter os olhos saudáveis.

Inclua na dieta também: ovos, couve, nabo e milho, que oferecem proteção não apenas contra a catarata, mas também a degeneração macular .

Fique longe de açúcar branco e seus substitutos processados, como xarope de milho com alto teor de frutose. Esses alimentos ricos em açúcar estimulam o crescimento da catarata.

Pare de fumar - ou melhor ainda, nunca comece

Todo mundo sabe dos efeitos nocivos do fumo para o coração e os pulmões, mas, ironicamente, a maioria das pessoas não compreende os riscos que o fumo traz aos olhos, incluindo catarata.

Mais radicais livres são criados dentro dos seus olhos quando você fuma. Estes são os produtos químicos nocivos liberados devido a diferentes processos que ocorrem no corpo e, quando você fuma, mais radicais livres são produzidos em seus olhos.

Por outro lado, os antioxidantes são os bons produtos químicos dedicados a combater os produtos químicos ruins em seu corpo e você pode obtê-los através de frutas e legumes.

Quando você fuma excessivamente, bons produtos químicos em seu corpo são consumidos profundamente, incentivando a produção de toxinas prejudiciais que também podem causar catarata. Então, quando você para de fumar, aumenta suas chances de impedir que a catarata afete seus olhos.

Corte bebidas alcóolicas

Indo para o happy hour esta semana? Nesse caso, lembre-se de saborear sua cerveja, vinho ou coquetéis com moderação. Assim como os cigarros, o consumo excessivo de álcool pode representar vários riscos à saúde, incluindo uma chance maior de desenvolver catarata.

Proteja os olhos do sol! 

Usar um chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UV  quando estiver fora por longos períodos, pode previr a catarata.

Mantenha seu diabetes sob controle

Os dados sugerem que aqueles com diabetes correm maior risco de desenvolver catarata. É por isso que manter o açúcar no sangue saudável é tão importante - tanto para a sua saúde geral como para a da sua visão.

Evite usar medicamentos corticosteroides por qualquer período de tempo. 

O uso prolongado de esteroides orais é uma causa bem conhecida de catarata.  Sempre pergunte ao seu médico sobre fatores de risco ao iniciar um novo regime medicamentoso.

As medidas de autocuidado podem ajudar por um tempo, mas se sua catarata progredir, sua visão poderá se deteriorar ainda mais. Quando a perda de visão começar a interferir em suas atividades diárias, consulte seu oftalmologista para saber mais sobre a cirurgia de catarata.

 

Marque sua consulta com o Oftalmologista, fale conosco e agende seu horário. Atendemos diversos convênios (veja).

Central de Consultas: (31) 3283-9592 ou Whatsapp: (31) 99293-0160.

 

CONTATO

Rua Santa Rita Durão, Nº:20 - 8º Andar Funcionários - Belo Horizonte - MG

(Um quarteirão acima do Ed. Life Center)

(31) 3283-9837

(31) 3283-9746

(31) 3283-9592

Unidade Belvedere
Rua Luiz Paulo Franco, 500 - loja 12
Belvedere – Belo Horizonte - MG

(31) 3318-1882

© Clínica de Olhos Vérdere.