Fechar
(31) 3283-9592
(31) 99293-0160

Blog

O que influencia a cor dos olhos dos bebês

04/12/2017

Muitos pensamentos e questionamentos acontecem antes e depois do nascimento do bebê. Principalmente, quando se trata da cor dos olhos, uma vez que os pais ou parentes possuem os olhos claros.

O desejo de ter herança dos olhos azuis ou verdes é muito grande. Mas, o que será que influencia na cor dos olhos dos bebês? A cor acontece com relação à herança genética e posteriormente baseia-se na mudança da pigmentação da íris nos primeiros meses de vida.

Como funcionam os olhos?

A parte colorida dos olhos é a íris, que tem orifício central denominado pupila, que tem a principal função de controlar a quantidade de luz que entra no olho. Quando se há muita luminosidade, ocorre a miose (diminuição do diâmetro da pupila) e quando há pouca luz, ocorre a midríase (aumento do diâmetro da pupila). Quanto mais pigmento, mais luz é filtrada.

Embora os olhos claros sejam mais atraentes, quem possui os olhos na cor mais escura, possui mais adaptação à luminosidade.

Como acontece a mudança da cor dos olhos do bebê?

A mudança na cor dos olhos do bebê é determinada pela quantidade de melanina encontrada em sua íris.   Isto é, quanto mais melanina, mais escura será a cor dos olhos. Quando se trata de hereditariedade, as cores dos olhos dependem dos progenitores para se desenvolver.

Durante os primeiros dias de nascimento, a cor dos olhos do bebê não são bem definidas e por isso podem ser acinzentados e azuis. As modificações nas íris acontecendo conforme o passar de tempo. A cor vai se firmando, seja para castanho ou azul.  Essa instabilidade acontece, porque a quantidade de melanina na íris é muito reduzida aos recém-nascidos. 

As alterações podem acontecer até os seis meses de vida, dependendo da quantidade de melanina herdada pelo bebê. Alguns fatores como traumatismo oculares, medicamentos, doenças e alterações genéticas como uveítes, albinismo, síndrome de Horner congênita, também podem mudar a cor dos olhos do bebê. Após esse período a cor dos olhos não deverá sofrer grandes alterações.

Calculando os Olhos do Bebê

A cor dos olhos do bebê é principalmente definida por fatores hereditários (mãe, pai, avós). De acordo com o gene familiar, é possível se ter uma previsão da cor dos olhos:

  • Pais com olhos azuis a probabilidade é de se ter filhos com olhos azuis;
  • Pais com olhos castanhos a probabilidade é de se ter filhos com olhos castanhos;
  • Pais com olhos castanhos, mas com avós de olhos azuis, tem a chance de ter filhos com olhos azuis;
  • Se um dos pais tem olhos azuis e o outro com olhos castanhos ou cor de avelã, tem mais chance do filho ter olhos verdes;
  • Se um dos pais tem os olhos azuis e o outro olhos castanhos, mas com avós com olhos castanhos, o filho está propenso a ter olhos castanhos; 

Para que a cor final permaneça os bebês devem ser expostos à luz natural. Se for maior a melanina na íris, a cor dos olhos será verde ou avelã. Se for reduzida a cor dos olhos do bebê será azul. A cor menos comum é a verde.


Se você ainda não levou seu bebê ao Oftalmologista, fale conosco e agende uma consulta. Atendemos diversos convênios (veja).

Central de Consultas: (31) 3283-9592 ou Whatsapp: (31) 99293-0160.

CONTATO

Rua Santa Rita Durão, Nº:20 - 8º Andar Funcionários - Belo Horizonte - MG

(Um quarteirão acima do Ed. Life Center)


Telefones:

(31) 3283-9837

(31) 3283-9746

(31) 3283-9592

(31) 2510-7779

© Clínica de Olhos Vérdere.