Blog

O que é ceratocone e como tratar?

02/08/2019

O ceratocone é uma condição em que a córnea se torna fina e esticada perto de seu centro, fazendo com que ela se projete para frente em uma forma cônica. Como resultado, a visão fica distorcida.

Por ser uma doença ocular progressiva, que geralmente afeta ambos os olhos. O grau de progressão em cada olho é frequentemente desigual, e não é incomum que a condição seja significativamente mais avançada em um olho.

O ceratocone não causa cegueira total, no entanto, sem tratamento, pode levar a comprometimento significativo da visão. Com os tratamentos atuais disponíveis, a maioria dos pacientes com ceratocone são capazes de levar um estilo de vida normal.

Sinais e sintomas do ceratocone

  • Visão embaçada: A visão embaçada em um olho ou em ambos os olhos pode ser um sintoma do ceratocone, além de estrabismo, cansaço visual e dores de cabeça.
  • Visão dupla: A visão dupla é a percepção simultânea de duas imagens, geralmente sobrepostas, de uma única cena ou objeto. Que também pode ser um sintoma de ceratocone.
  • Visão difícil da noite: A má visão noturna é uma condição do ceratocone que pode causar cegueira noturna, incluindo: miopia ou visão turva ao olhar para objetos distantes.
  • Luz de olhos frequentes: A fricção frequente dos olhos estimula o fluxo de lágrimas, lubrificando os olhos secos e removendo poeira e outros irritantes que podem ser causados ​​pelo ceratocone.
  • Vidros sobre luzes/ halos: Os halos são círculos brilhantes que cercam uma fonte de luz, como se fossem faróis. O brilho entra nos olhos e interfere a visão.
  • Mudanças nas prescrições frequentes: Alterações frequentes em óculos ou lentes de contato As prescrições são uma condição comum do ceratocone que causa turvação da lente natural do olho.

Fatores de risco

A genética pode contribuir para o risco de desenvolver ceratocone. Acredita-se que a fricção vigorosa dos olhos aumenta o desenvolvimento e a progressão da doença; Portanto, os pacientes com ceratocone são aconselhados a evitar esfregar os olhos

Tratamento

Existem várias opções para o tratamento do ceratocone, incluindo: óculos / lentes de contato, implantes de córnea e transplantes de córnea.

Entenda como cada um funciona:

Óculos - Nos estágios iniciais do ceratocone, os óculos geralmente são bem-sucedidos na correção da miopia e do astigmatismo; no entanto, à medida que a condição avança, a córnea torna-se altamente irregular e a visão não é mais adequadamente corrigida com os óculos.

Lentes de contato - As lentes de contato são usadas para manter a forma regular da córnea, no entanto, em 5 - 10% dos pacientes surge um estágio em que as lentes de contato não são mais eficazes e um transplante de córnea é considerado.

As lentes de contato não diminuem a velocidade de progressão da córnea cônica, no entanto, elas proporcionam uma boa visão durante esse período, que de outra forma não poderia ser alcançada.

Cirurgia - Quando a visão não é mais satisfatória com óculos ou lentes de contato, um transplante de córnea pode ser recomendado.

Um exame minucioso com o oftalmologista ajudará a estabelecer qual o melhor tratamento para o seu caso individual.

 

Marque sua consulta com o Oftalmologista, fale conosco e agende seu horário. Atendemos diversos convênios (veja).

Central de Consultas: (31) 3283-9592 ou Whatsapp: (31) 99293-0160.

CONTATO

Av. Getúlio Vargas, 15, 7º andar – Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG – Cep: 30112-020


(31) 3283-9837

(31) 3283-9746

(31) 3283-9592

© Clínica de Olhos Vérdere.