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Iluminação pode prevenir doenças oculares?

27/08/2019

A visão é um dos sentidos mais importantes do ser humano. Afinal, é com ela que se tem a capacidade de trabalhar, conhecer o mundo, ver as pessoas mais queridas e interagir com o que está à volta.

Para prevenir doenças oculares e cuidar bem da saúde dos olhos é preciso seguir uma rotina de cuidados, entre eles com a iluminação. A luz é essencial para a produtividade, o relaxamento e até a diversão, mas também é preciso cuidado com a sua intensidade.

Os efeitos da iluminação nos olhos

A luz excessiva provoca uma evaporação exagerada da chamada película lacrimal, uma proteção natural dos olhos. Com esse processo, existe uma queda na lubrificação natural, o que pode levar a diversos problemas.

Lacrimejamento exagerado, irritação ocular, vermelhidão e até coceira são alguns dos sinais de que a iluminação pode estar forte demais. Além disso, a fadiga visual é outro alerta.

A idade e a iluminação

Os efeitos negativos da iluminação se intensificam ainda mais após os 40 anos. Já que, segundo diversos estudos científicos, é nessa idade que começa a degeneração progressiva da visão.

Nessa fase, a iluminação de smartphones e televisões, por exemplo, passam a causar fadiga mais rápido e a dificuldade de enxergar, especialmente de perto, se intensifica.

Com o tempo, caso a exposição seja excessiva e em intensidade exagerada, começam a surgir os primeiros sinais da catarata, que prejudica a capacidade de ver cores e formatos. Aliás, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, essa doença é responsável por 49% dos casos de cegueira tratável.

O pico do desgaste da visão chega por volta dos 60 anos, quando a pupila fica menor e é necessário mais luz para enxergar do que na juventude. A iluminação intensa então se torna necessária, pois a vista tem dificuldade de se adaptar às mudanças de luminosidade.

Dicas de como prevenir as doenças oculares através da iluminação

Como você pode perceber, a luz é necessária, essencial para a produtividade e fundamental para o cotidiano. Porém, pode sim prejudicar a visão e acelerar sua degeneração.

Por isso, para finalizar, abaixo você confere algumas dicas de como usar a iluminação para prevenir doenças oculares, sem deixar de aproveitar ao máximo cada momento do seu dia onde você precisa dela. Confira:

  • Use lâmpadas de cores frias, de preferência branco azulado. Elas agridem menos a visão; 
  • Combine iluminação direta e indireta; 
  • Luminárias suspensas deixam o ambiente mais iluminado e menos cansativo; 
  • Não use luminárias em locais que darão sombra, como atrás de você ou de anteparos; 
  • Luzes brilhantes demais em cima de folhas de papel com textos não são uma boa opção; 
  • Se você for ler, usar o computador ou o celular por muito tempo, faça pausas para mudar o foco dos olhos e procure uma iluminação mais indireta para relaxar a vista; 
  • Evite olhar diretamente pra luz, o mesmo serve para a iluminação natural. Assim, se foge do ofuscamento; 
  • Cores claras na parede e no teto são bem-vindas, pois suavizam os efeitos da luz; 
  • Ao assistir TV ou usar o smartphone por muito tempo, pisque os olhos repetidas vezes e mais que o normal para evitar o ressecamento; 
  • Não use o computador ou notebook de frente para a janela; 
  • Evite qualquer reflexo ou brilho excessivos nas telas dos aparelhos eletrônicos.

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