Fechar
(31) 3283-9837
(31) 99293-0160

Blog

Fadiga ocular ou vista cansada

09/07/2018

Vista cansada é outro termo para o que é comumente conhecido como fadiga ocular - quando os olhos ficam doloridos, fracos ou pesados ​​devido ao uso intenso. Não é uma doença e não requer tratamento médico - mas nunca é demais saber como evitá-la.  

O que causa a vista cansada?

Ao contrário da crença popular, a vista cansada não afeta apenas as pessoas que ficam sentadas na frente de uma tela de computador o dia todo, assistem TV ou jogam videogames por longas horas ou que leem muito. Embora estas possam ser as causas mais comuns de fadiga ocular, não dormir cedo o suficiente ou mesmo definhar em uma piscina em um dia ensolarado pode forçar os olhos. Na verdade, as atividades da vida diária também podem levar à fadiga ocular se você não tiver tempo para descansar os olhos.

O problema é multifacetado. Em primeiro lugar, os pequenos músculos que controlam a quantidade de luz que entra no globo ocular através da pupila, e os músculos que controlam a forma da lente para focalizar a luz, tornam-se fatigados por longas horas de uso. Em segundo lugar, os olhos secam excessivamente durante essas longas horas de uso, especialmente se uma pessoa pisca muito poucas vezes, como tendem a fazer quando olham fixamente para um objeto fixo em concentração profunda.

Distâncias fixas

Olhar fixamente para distâncias fixas por longos períodos de tempo é uma das principais causas de fadiga ocular nos dias de hoje. Livros, dispositivos móveis, telas de computador e televisões são objetos que são vistos frequentemente a uma distância próxima e em uma posição fixa. As longas horas de olhar para essas distâncias fixas significa que o olho não tem a oportunidade de mudar o foco em objetos a distâncias variadas.

Extremos de Iluminação

A luz muito fraca ou muito brilhante também causa vista cansada, especialmente se for mantida durante longos períodos de tempo. A iluminação artificial de dispositivos eletrônicos, como telas de computador e televisões, pode não parecer muito brilhante, mas em grande proximidade e por longos períodos, é um problema para os olhos. A luz solar intensa sem os óculos de proteção adequados pode causar fadiga ocular significativa em poucos minutos. 

Piscar Infrequente

Estudos têm mostrado que as pessoas tendem a piscar menos quando participam de atividades que captam sua atenção, especialmente quando está a curta distância. Isso, portanto, ocorre com frequência em ler, assistir TV, jogar videogames, usar computadores e longos períodos em dispositivos móveis. Piscar é importante para manter a umidade no olho.

Sono insuficiente

Os benefícios do sono são bem conhecidos pela saúde física e mental, mas muitas vezes não percebemos o quão importante é o sono para a saúde dos olhos também. O sono insuficiente não permite aos olhos tempo suficiente para descansar e recuperar da mesma forma que outras partes do corpo são afetadas. Além disso, o sono insuficiente em uma base regular também contribui ainda mais para o ressecamento dos olhos.

Sinais e sintomas comuns de fadiga ocular:

  • Vermelhidão ou irritação dos olhos;
  • Olhos secos;
  • Olhos marejados;
  • Visão embaçada;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nas costas, pescoço e ombro;
  • Sensação de peso nos olhos;
  • Maior sensibilidade à luz.

Tratamento

A principal maneira de tratar a fadiga ocular é descansar os olhos. Nenhum medicamento específico é necessário, pois a fadiga ocular é uma condição temporária que resolverá com repouso. 

Outras medidas que podem ajudar:

Compressas sobre os olhos por curtos períodos de tempo. Nunca use gelo diretamente nas pálpebras;

Usando lágrimas artificiais que podem ser compradas na maioria das farmácias e até mesmo grandes supermercados;

Hidratar o ar dentro de uma sala usando um umidificador, especialmente se estiver vivendo em um clima seco;

Adotando a regra 20-20-20, observando um objeto a cerca de 20 pés de você por 20 segundos a cada 20 minutos.

Pisque com frequência e lembre-se de fazer isso colocando os sinais ao redor da área onde você tende a esticar os olhos o máximo possível.

Se o problema não desaparecer, marque uma consulta para um exame oftalmológico completo. O médico pode ter certeza de que seus sintomas não estão ligados a um problema como um desequilíbrio muscular nos olhos. 

 

Marque sua consulta com o Oftalmologista, fale conosco e agende seu horário. Atendemos diversos convênios (veja).

Central de Consultas: (31) 3283-9592 ou Whatsapp: (31) 99293-0160.

 

 

CONTATO

Rua Santa Rita Durão, Nº:20 - 8º Andar Funcionários - Belo Horizonte - MG

(Um quarteirão acima do Ed. Life Center)


Telefones:

(31) 3283-9837

(31) 3283-9746

(31) 3283-9592

© Clínica de Olhos Vérdere.