Fechar
(31) 3283-9837
(31) 99293-0160

Blog

Doenças oculares comuns na terceira idade

16/01/2018

Com o passar dos anos, você passa a perceber que a sua visão está mudando. Talvez precise de óculos para ver de perto ou há problemas para ajustar o brilho ou distinguir algumas cores. Essas mudanças são uma parte normal do envelhecimento, mas que por si só não podem impedir você de desfrutar de um estilo de vida ativo ou impedir que você mantenha sua independência. 

Na verdade, você pode viver uma vida ativa bem em seus anos dourados sem nunca sofrer uma severa perda de visão. Mas à medida que envelhece você corre o risco de desenvolver doenças e doenças oculares relacionadas com a idade, tais como: catarata, doença ocular diabética, glaucoma, baixa visão e olho seco. Ou algumas doenças que estão associadas com fatores, como: diabetes, tabagismo, hipertensão arterial e exposição ao sol.  Mas a grande maioria das doenças não possuem causas aparentes.

Confira as doenças e condições comuns dos olhos relacionados com a idade:

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

É uma doença associada ao envelhecimento que gradualmente destrói a visão central e nítida. A visão central é necessária para ver objetos de forma clara e para tarefas diárias comuns, como leitura e condução. 

Catarata

Uma catarata é uma nuvem da lente no olho. Visão com catarata pode parecer turva ou embaçada, as cores podem parecer desbotadas e você pode notar muito brilho. 

Doença do olho diabético

A doença ocular diabética é uma complicação da diabetes e uma das principais causas de cegueira. A forma mais comum é a retinopatia diabética que ocorre quando o diabetes danifica os pequenos vasos sanguíneos dentro da retina. 

Glaucoma

O glaucoma é um grupo de doenças que podem prejudicar o nervo óptico do olho e resultar em perda de visão e cegueira. Geralmente é associada a alta pressão no olho e afeta a visão lateral ou periférica. 

Olho seco

O olho seco ocorre quando o olho não produz lágrimas corretamente, ou quando as lágrimas não são da consistência correta e evapora-se muito rapidamente. O olho seco pode tornar mais difícil realizar algumas atividades, como usar um computador ou ler por um longo período de tempo. 

Visão baixa

 A visão baixa significa que mesmo com óculos, lentes de contato, remédios ou cirurgia regulares, as pessoas acham difíceis de fazer tarefas diárias. Ler o correio, fazer compras, cozinhar, ver a TV e escrever pode parecer desafiador. 

Procure um especialista e faça exame com olho dilatado

Todo mundo com idade igual ou superior a 50 anos deve visitar um profissional oftalmologista para fazer um completo exame de vista. Muitas doenças oculares não apresentam sinais ou sintomas de alerta precoce, mas um exame dilatado pode detectar doenças oculares nos estágios iniciais antes da perda de visão. A detecção precoce e o tratamento podem ajudá-lo a salvar sua visão. 

Mesmo que você não tenha problemas de visão, visite um profissional de cuidados oculares, o oftalmologista, para fazer exames nos olhos. Somente ele poderá dizer se há algum problema e dependendo do mesmo, quais são os fatores de risco específicos.

CONTATO

Rua Santa Rita Durão, Nº:20 - 8º Andar Funcionários - Belo Horizonte - MG

(Um quarteirão acima do Ed. Life Center)


Telefones:

(31) 3283-9837

(31) 3283-9746

(31) 3283-9592

© Clínica de Olhos Vérdere.