Blog

Doenças oculares comuns na gravidez

13/12/2019

A gravidez traz um aumento de hormônios que podem causar alterações na visão. Na maioria dos casos, são condições oculares temporárias que retornam ao normal após o parto.

Se você sofre de problemas oculares pré-existentes, como glaucoma, pressão alta ou diabetes, é muito importante informar ao seu oftalmologista que está grávida. O seu oftalmologista pode observar de perto as mudanças na sua visão durante este momento da sua vida.


Abaixo listamos o que pode estar causando as alterações em sua visão durante a gravidez:

Mudanças refrativas

Durante a gravidez, alterações nos níveis hormonais podem alterar a força necessária em seus óculos ou lentes de contato. Embora isso geralmente não seja motivo de preocupação, é uma boa ideia discutir qualquer alteração na visão com um oftalmologista que possa ajudá-lo a decidir se deve ou não alterar sua prescrição. O médico pode simplesmente pedir para você aguardar algumas semanas após o parto antes de fazer uma alteração na sua receita.

Olhos secos

Algumas mulheres experimentam olhos secos durante a gravidez. Isso geralmente é temporário e desaparece após o parto. A boa notícia é que os colírios lubrificantes ou umedecidos são perfeitamente seguros quando você estiver grávida ou amamentando. Eles podem diminuir o desconforto dos olhos secos.

Pálpebras inchadas

Inchaço ao redor dos olhos é outro efeito colateral comum de certas alterações hormonais que as mulheres podem ter durante a gravidez. Pálpebras inchadas podem interferir na visão lateral. Como regra geral, não economize na ingestão de água e siga uma dieta moderada, com pouco sódio e cafeína. Esses hábitos saudáveis ​​podem ajudar a limitar a retenção de água e aumentar seu conforto geral.

Enxaqueca

Dores de cabeça de enxaqueca ligadas a alterações hormonais são muito comuns entre mulheres grávidas. Em alguns casos, dores de cabeça dolorosas da enxaqueca fazem os olhos parecerem mais sensíveis à luz.

Se estiver grávida e com enxaqueca, não deixe de conversar com seu médico antes de tomar qualquer medicamento com prescrição ou sem prescrição de enxaqueca.

O atendimento pré-natal ajuda a manter você e seu filho ainda não nascido saudáveis. Não se esqueça de informar o seu médico se tiver algum problema. Mantenha seu oftalmologista atualizado sobre sua saúde geral. Informe-o sobre quaisquer condições pré-existentes e sobre qualquer medicamento que esteja tomando e sem receita médica. 

Diabetes

O diabetes gestacional é uma forma temporária de diabetes que pode danificar os vasos sanguíneos da retina. A visão embaçada pode ser um sinal de diabetes gestacional e, à medida que a gravidez progride, o risco de diabetes gestacional aumenta. Sempre entre em contato com seu médico se sua visão ficar embaçada durante a gravidez.

Pressão alta

Em alguns casos, uma mulher pode ter visão embaçada ou manchas na frente dos olhos durante a gravidez. Estes sintomas podem ser causados ​​por um aumento da pressão arterial durante a gravidez. Em níveis excessivos, a pressão alta pode até causar descolamento de retina.

Glaucoma

As mulheres em tratamento para glaucoma devem informar imediatamente seu oftalmologista se estão grávidas ou pretendem engravidar. Embora muitos medicamentos para glaucoma sejam seguros durante a gravidez, certos medicamentos para glaucoma, podem ser prejudiciais ao bebê em desenvolvimento.

Não importa quão mínima seja a variação da sua visão, informe o seu médico. Sua saúde e a saúde do seu bebê são importantes, e verificar todos os sintomas incomuns pode ajudar você a ter uma gravidez saudável do início ao fim. 

 

Marque sua consulta com o Oftalmologista, fale conosco e agende seu horário. Atendemos diversos convênios (veja).

Central de Consultas: (31) 3283-9592 ou Whatsapp: (31) 99293-0160.

CONTATO

Av. Getúlio Vargas, 15, 7º andar – Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG – Cep: 30112-020


(31) 3283-9837

(31) 3283-9746

(31) 3283-9592

© Clínica de Olhos Vérdere.