FUNCIONÁRIOS(31) 3283-9592
BELVEDERE(31) 3318-1882

Blog

8 Mitos e crenças mais comuns sobre a saúde ocular

29/03/2019

Todos nós já ouvimos mitos relacionados à visão, o que acaba causando confusão sobre o que é bom para os olhos e o que não é. Mas, será que algum deles é realmente verdade?

1. Ficar muito tempo na frente das telas de TV / monitores de computador pode prejudicar a visão

As telas eletrônicas não causam perda de visão, mas encará-las constantemente pode aumentar a secura e a tensão. Use óculos antirreflexos e colírios lubrificantes, faça pausas frequentes e lembre-se de piscar!

2. Ler com pouca luz prejudica a sua visão, podendo torná-lo míope ou aumentar o grau de miopia

Você não sofrerá danos oculares ou ficará míope, mas seus olhos poderão ficar tensos ou cansados. Prefira ler em lugares com boa iluminação.  

3. As cenouras são o alimento "mágico" para a saúde dos olhos. Comer muitas cenouras protege seus olhos, impede a necessidade de óculos e melhora a visão.

Não são as cenouras que protegem a estrutura do olho, mas a vitamina A. As cenouras são também são ricas em antioxidantes e devem ser acompanhadas de vegetais de folhas verdes escuras e frutas frescas.

4. A visão fica pior com o aumento da idade. Você definitivamente enfrentará problemas com danos na retina, perda de visão e doenças relacionadas aos olhos à medida que envelhece.

Se você passar a vida comendo alimentos saudáveis, indo regularmente fazer exames oftalmológicos, evitar fumar, beber e ingerir alto teor de açúcar, seus olhos poderão permanecer saudáveis ​​mesmo na velhice!

5. Os diabéticos não sofrerão danos nos olhos e problemas de visão se o açúcar no sangue estiver sob controle.

Além dos níveis de açúcar no sangue, a duração da doença também é um fator de risco para a retinopatia diabética. A detecção e o tratamento precoces podem ajudar a prevenir a cegueira irreversível.

6. A falta de saúde ocular / perda de visão é genética. Você está seguro se em sua família não tem histórico de glaucoma. Se seus pais possuem boa visão, você também terá.

Enquanto alguns tipos de glaucoma, catarata e outros problemas são herdados, não há garantia de qualquer forma. Faça exames regulares!

7. Usar óculos com muita frequência faz com que seus olhos dependam deles

Os óculos  corrigem a visão embaçada. Você pode querer usar seus óculos com mais frequência para poder ver claramente, mas eles não estão mudando seus olhos para que eles se tornem dependentes dos óculos. Você está apenas se acostumando a ver as coisas com mais clareza. Da mesma forma que usar óculos com prescrição errada não estragará seus olhos. Você simplesmente não vai ver tão claramente, como veria com a prescrição adequada.

8. Apenas os homens são daltônicos

O daltonismo, também conhecido como deficiência de cor, ocorre quando não se consegue ver as cores de uma determinada maneira. Mas comumente, o daltonismo acontece quando uma pessoa não consegue distinguir entre certas cores, geralmente entre verdes e vermelhos, e ocasionalmente azuis. Enquanto os homens são muito mais propensos a desenvolver daltonismo, as mulheres também podem ter o problema.

Não espere até que você tenha 40 anos (outro mito) para fazer exames anuais, a detecção precoce ainda é o melhor tratamento! 

 

Marque sua consulta com o Oftalmologista, fale conosco e agende seu horário. Atendemos diversos convênios (veja).

Central de Consultas: (31) 3283-9592 ou Whatsapp: (31) 99293-0160.

CONTATO

Rua Santa Rita Durão, Nº:20 - 8º Andar Funcionários - Belo Horizonte - MG

(Um quarteirão acima do Ed. Life Center)

(31) 3283-9837

(31) 3283-9746

(31) 3283-9592

Unidade Belvedere
Rua Luiz Paulo Franco, 500 - loja 12
Belvedere – Belo Horizonte - MG

(31) 3318-1882

© Clínica de Olhos Vérdere.