Dicas

Dicas para ter olhos saudáveis

Alterações na saúde dos seus olhos podem acontecer gradualmente e você pode não ter nenhum sinal óbvio de doença. É importante que seus olhos sejam verificados regularmente por um oftalmologista, pois a maioria dos problemas de visão é evitável ou possuem tratamento. 


Aqui estão 12 ações para manter seus olhos saudáveis:

  1. Use óculos de sol enquanto estiver ao sol. A luz solar é essencial, mas não muito. Durante os dias quentes e secos, evite sair ao sol ou olhe diretamente para os fortes raios solares. Sombras de sol de boa qualidade podem ajudar a proteger seus olhos de agentes externos como luz forte, raios UV, flashes etc.

  2. Use proteção para os olhos no seu local de trabalho. Trabalhos que envolvem manuseio de produtos químicos perigosos ou o uso de máquinas para cortar, perfurar, moer, martelar, areia, pulverizar ou soldar aumentam suas chances de lesões oculares.

  3. Visite regularmente o seu profissional de saúde ocular. É altamente recomendável que você visite seu oftalmologista, pelo menos em um intervalo de seis meses, para garantir que seus olhos estejam em forma e perfeitos, assim como outras partes do seu corpo. Visitar seu oftalmologista regularmente também ajuda a diagnosticar qualquer problema relacionado aos seus olhos, na fase inicial em si, como miopia ou catarata.

  4. Mantenha uma higiene adequada. Lave bem as mãos antes de esfregar os olhos ou até mesmo tocá-los. Quem usa lentes de contato deve seguir rigorosamente as instruções de higiene para evitar alergias e infecções nos olhos.

  5. Use proteção para os olhos ao praticar esportes. Lesões oculares podem ocorrer facilmente ao praticar esportes como vôlei ou futebol. Também é uma boa ideia proteger os olhos da areia da estrada ou projéteis ao andar de bicicleta.

  6. Pare de fumar. Fumar danifica todo o corpo, incluindo os vasos sanguíneos que fornecem sangue e nutrientes aos olhos. Se você é fumante, não é tarde demais para melhorar sua saúde ocular ao parar.

  7. Tenha uma dieta saudável e a uma rotina de exercícios. Comer alimentos frescos e saudáveis ​​e exercitar-se regularmente ajuda a manter os vasos sanguíneos, os olhos e o corpo em boa forma.

  8. Evite lesões oculares em casa. Use proteção para os olhos ao usar ferramentas elétricas ou produtos químicos ou ao fazer manutenção em casa, reformas ou trabalhar no jardim.

  9. Controle seus níveis de açúcar no sangue, pressão arterial e colesterol. Manter os níveis baixos de glicose no sangue, pressão arterial e colesterol ajudam a manter os olhos e o resto do corpo saudáveis.

  10. Faça pausas regulares ao trabalhar na frente do seu computador. Olhar fixamente para o computador causa fadiga ocular e olhos cansados ​​e pode causar danos a longo prazo à sua visão. Incorpore intervalos regulares e tente alguns exercícios para relaxar os músculos oculares.

  11. Verifique se você possui iluminação adequada. Posicione suas luzes corretamente ao ler ou trabalhar no computador. Pouca luz ou luzes brilhantes podem causar fadiga ocular.

  12. Tenha um sono adequado. Assim como seu corpo, os olhos também precisam de sono e descanso adequados à noite, para que funcionem corretamente sem ficar inchados, vermelhos e cansados.

 

Marque sua consulta com o Oftalmologista, fale conosco e agende seu horário. Atendemos diversos convênios (veja).

Central de Consultas: (31) 3283-9592 ou Whatsapp: (31) 99293-0160.

CONTATO

Av. Getúlio Vargas, 15, 7º andar – Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG – Cep: 30112-020


(31) 3283-9837

(31) 3283-9746

(31) 3283-9592

© Clínica de Olhos Vérdere.