FUNCIONÁRIOS(31) 3283-9592
BELVEDERE(31) 3318-1882

Dicas

Dicas de prevenção da DMRI

 

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a principal causa de perda de visão irreversível em idosos, que perdem lentamente a visão central. Com o tempo, uma pessoa com degeneração macular pode achar difícil ou impossível ler, dirigir ou reconhecer rostos familiares. Certas medidas podem diminuir claramente o risco de DMRI, confira as dicas:

Pare de fumar

Fumar é um fator de risco definido para a DMRI, assim como outras doenças graves. Qualquer um que fumar deve se esforçar ao máximo para parar, especialmente se já tiver sinais de DMRI. Isso ajudará a salvar sua visão.

Tome suplementos multivitamínico diário

Tomar vitaminas e minerais na forma de uma fonte confiável pode ser uma boa idéia por muitas razões, incluindo a saúde geral dos olhos .

Particularmente para uma pessoa idosa, pode ser difícil obter todos os nutrientes que você precisa apenas da dieta. Pergunte ao seu médico para aconselhamento sobre quais suplementos podem funcionar melhor para você com base em suas necessidades específicas de saúde.

Tenha uma dieta saudável

Alimentos como gema de ovo, milho amarelo, laranja ou pimentão amarelo, couve, brócolis, espinafre, kiwi, uva, abobrinha e abóbora têm altos níveis de luteína e / ou zeaxantina e são considerados protetores contra a DMRI.

Pessoas que comem uma dieta rica em frutas e vegetais, bem como refeições duas vezes por semana de peixes ricos em gordura, como salmão, sardinha, atum ou cavala, têm um risco menor de DMRI. 

Reduza os carboidratos refinados em sua dieta, pois alimentos altamente refinados têm um alto índice glicêmico, causando um rápido aumento no açúcar no sangue e liberação de insulina.

Controle a pressão sanguínea

A hipertensão arterial é um fator de risco para o desenvolvimento de DMRI. A hipertensão arterial, como o tabagismo, leva a uma constrição ou estreitamento dos vasos sanguíneos que nutrem a retina, afetando negativamente sua saúde. 

Controle o colesterol

Algumas evidências indicam que o controle do colesterol pode protegê-lo da degeneração macular. O colesterol é uma substância gordurosa que pode se acumular nos vasos sanguíneos, inibindo o fluxo sanguíneo necessário para manter a saúde do tecido ocular. 

Cuidado com a exposição ao sol

A exposição à luz intensa a longo prazo pode ser um fator de risco para a DMRI. Pessoas expostas à luz solar diária podem ter um risco aumentado. Certamente,  isso porque ao olhar para a luz brilhante, como o sol, por alguns minutos, pode causar danos permanentes à retina. 

Por esta razão, é uma boa ideia usar óculos de sol que protejam contra a luz UV e HEV. Você pode também usar chapéu para proteger contra a luz solar potencialmente perigosa.

Faça exames oftalmológicos regularmente

É muito importante fazer exames oftalmológicos regulares, particularmente à medida que você envelhece ou se tiver algum dos fatores de risco associados à degeneração macular relacionada à idade. Se apenas um olho é afetado pela degeneração macular, pode não haver sintomas visíveis, mas o médico ainda pode fazer um diagnóstico preciso. O diagnóstico e tratamento precoces podem ajudar a controlar a progressão da doença e estabilizar ou mesmo restaurar alguma visão.


Marque sua consulta com o Oftalmologista, fale conosco e agende seu horário. Atendemos diversos convênios
 (veja).

Central de Consultas: (31) 3283-9592 ou Whatsapp: (31) 99293-0160.

CONTATO

Rua Santa Rita Durão, Nº:20 - 8º Andar Funcionários - Belo Horizonte - MG

(Um quarteirão acima do Ed. Life Center)

(31) 3283-9837

(31) 3283-9746

(31) 3283-9592

Unidade Belvedere
Rua Luiz Paulo Franco, 500 - loja 12
Belvedere – Belo Horizonte - MG

(31) 3318-1882

© Clínica de Olhos Vérdere.