Dicas

Cuidados com os olhos para prevenir o Coronavírus

Embora máscaras faciais e lavagem das mãos sejam obrigatórias como medida preventiva contra a pandemia do Coronavírus (COVID-19), especialistas em oftalmologia enfatizaram que, como o vírus também pode ser transmitido através dos olhos, as pessoas devem tomar devidos cuidados para se evitar a propagação.

Como o Coronavírus pode afetar os olhos?

A primeira coisa a entender é que o Coronavírus pode se espalhar pelos olhos - assim como através da boca ou nariz.

Quando alguém contaminado tosse, espirra ou fala, partículas de vírus podem ser pulverizadas. Pessoas próximas provavelmente podem respirar essas gotículas minúsculas através da boca ou nariz. Mas essas gotículas também podem entrar no corpo através dos olhos.

O contagio pode também acontecer ao tocar nos olhos depois de tocar em algo que contaminado pelo vírus.

Pode ser possível também que o Coronavírus cause uma infecção ocular rosa (conjuntivite), mas isso é extremamente raro.

Para proteger os olhos do vírus e de infecções, é importante saber não só como limpa-los, mas também como higienizar corretamente as lentes de contato e os óculos.  Confira abaixo como fazer isso:

Higienização dos olhos 

  1. Lave bem as mãos antes de tocar na região dos olhos. Ensaboe as com sabão, esfregando-as bem. Não se esqueça das unhas e dos dedos, nas costas das mãos e entre cada um dos dedos. Enxágue toda a espuma com água corrente. Seque as mãos com uma toalha limpa e sem fiapos.
  2. Limpe a drenagem ao redor dos olhos. Umedeça uma bola de algodão limpa ou um pano de rosto com água morna (não quente) e limpe suavemente da parte interna (perto do nariz) para a parte externa do olho. A cada limpeza, use uma parte nova ou limpa da bola de algodão ou do pano de rosto.
  3. Se os cílios ficarem incrustados com a drenagem, limpe-os com uma bola de algodão úmido usando um movimento suave e para baixo. Se as pálpebras ficarem grudadas, coloque uma bola de algodão limpa, quente e úmida sobre o olho por alguns minutos para ajudar a soltar a crosta.
  4. Se preferir, enxágue o rosto com água corrente. Para secar, utilize uma toalha macia e vá pressionando suavemente os olhos e no rosto.

Higienização das lentes de contato 

  1. Antes de manusear lentes de contato de qualquer tipo, verifique sempre se suas mãos estão limpas. Use sabonetes antibacterianos ao lavar as mãos sob a torneira. Isso impedirá que o óleo, perfumes e bactérias nocivos contaminem suas lentes.
  2. As mãos molhadas aumentam o risco de infecção. Depois de lavá-los, seque as mãos com uma toalha limpa e sem fiapos.
  3. Coloque sua lente de contato na palma da sua mão. Despeje a solução de limpeza própria para lentes sobre a sua lente. Mova sua lente para frente e para trás e depois para o lado, com o dedo. Isso ajuda a remover a sujeira da superfície e outras impurezas.
  4. Despeje novamente a solução sobre a lente. Isso ajuda a lavar o excesso de impurezas que ainda podem estar presentes após a fricção.
  5. Coloque sua lente no estojo, colocando-a no compartimento correto. Encha o compartimento com solução de armazenamento e feche-o firmemente.

Higienização dos óculos 

  1. Coloque os óculos em água morna, cobrindo toda a armação e as lentes.
  2. Use espuma nos dedos ou sabão antibacteriano para limpar todas as superfícies dos óculos junto com as lentes.
  3. Enxágue os óculos em água morna e seque com um pano para lentes. É importante não usar sua camisa ou uma toalha de papel, pois elas podem arranhar a superfície de suas lentes.
  4. Quando você não estiver usando seus óculos ativamente, coloque-os no estojo. Isso ajudará a impedir que entrem em contato com outras superfícies contaminadas ou com as mãos.

Se você usa lentes de contato, prefira utilizar óculos nesse período de pandemia. A substituição de lentes por óculos pode diminuir a irritação e evitar que coloque as mãos nos olhos. Caso prefira continuar usando lentes de contato, siga as práticas de higiene padrão para limitar suas chances de infecção.

CONTATO

Av. Getúlio Vargas, 15, 7º andar – Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG – Cep: 30112-020


(31) 3283-9837

(31) 3283-9746

(31) 3283-9592

© Clínica de Olhos Vérdere.