Evitar fumar ou parar de fumar, é um dos melhores investimentos que você pode fazer em sua saúde ocular a longo prazo.
Fumar - mesmo na sua adolescência ou vinte anos, quando seus últimos anos parecem distantes - aumenta os riscos futuros para a degeneração macular e catarata relacionada à idade (AMD). E quanto mais a pessoa fuma, maiores os riscos. A boa notícia é que depois que as pessoas parar de fumar, os riscos para estas doenças olho torna-se quase tão baixa quanto para pessoas que nunca fumaram.
Fumar também aumenta o risco para doenças cardiovasculares que indiretamente influenciam a saúde de seus olhos '. E o fumo do tabaco, incluindo fumo de segunda mão, é um irritante que piora do olho seco, uma condição muito desconfortável olho que é mais comum em mulheres após a menopausa.
Fumar aumenta o risco de perda de visão grave em pessoas com outras doenças oculares. E quando as mulheres fumam durante a gravidez têm mais probabilidade de dar à luz prematuramente, colocando seus filhos em maior risco de uma doença potencialmente cegante chamada retinopatia da prematuridade, bem como outros problemas de saúde.
Fonte: CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia)
Av. Getúlio Vargas, 15, 7º andar – Bairro Funcionários, Belo Horizonte, MG – Cep: 30112-020
(31) 3283-9837
(31) 3283-9746
(31) 3283-9592